Av.Cristovão Colombo, n°3309
Higienópolis
Porto Alegre / RS
E-mail: espacogourmetrs@blueville.com.br
Site: http://www.espacogourmetblueville.com.br
Facebook: Espaço- Gourmet Blue Ville



21 de junho de 2011

ALIMENTAÇÃO DE INVERNO

O homem interage com o meio ambiente e tem os seus ciclos vitais sincronizado com a natureza.



O inverno é o período em que a natureza se recolhe, é tempo de silêncio, de retração, de poupar energias e de fixar os nutrientes para a renovação na próxima estação.



Devemos seguir a natureza, dormir por mais tempo (as noites são mais longas), fugir do frio, procurar o calor e a alimentação deve ser concentrada e nutritiva.



Os alimentos devem fornecer para o organismo vitaminas, proteínas, minerais, fibras e fito químicos, porém devemos prestar atenção no tipo de energia que o alimento possui e como ela interage em nosso corpo. A Dietética Chinesa orienta que no inverno devemos usar alimentos e condimentos que fornecem energia aquecedora como pinhão, castanhas, gergelim, nozes, canela, cravo, pimenta do reino, alecrim, mel, gengibre e outros. O cozimento mais longo também é indicado, pois transforma a energia fria e neutra dos alimentos em aquecedora. Caldos e sopas são bem vindos antes das refeições para melhorar a digestão.



No inverno o apetite aumenta naturalmente, para fugir do excesso de peso devemos evitar as “calorias vazias” aqueles alimentos pobres em vitaminas, minerais e princípios bio-ativos como açúcar, cereais refinados e refrigerantes.



O sal e os alimentos com sabor ácido devem ser usados em pequena quantidade, pois geram umidade no organismo que somado a umidade do meio ambiente predispões às doenças típicas de inverno.



Seguindo as leis da natureza estamos prevenindo problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog